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Sua empresa está preparada para o Marketing 4.0?

Entender um pouco mais sobre o Marketing 4.0 é fundamental para o sucesso dos seus negócios

A utilização de novas tecnologias promoveu uma verdadeira revolução na sociedade, impactando todos os mercados – inclusive o de marketing digital. Por isso, é muito importante que você saiba mais sobre o Marketing 4.0 e como ele pode beneficiar os seus negócios.

 

Eras do marketing

Philip Kotler, o pai do marketing moderno, foi responsável por definir e caracterizar as suas diferentes eras, e cada uma apresentou mudanças significativas para o mercado.

Na primeira era do marketing, o foco maior era o produto, e o principal objetivo das empresas era padronizá-lo. O sistema de produção naquela época era o fordismo e uma frase de Henry Ford representa com precisão o conceito do Marketing 1.0: “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

No Marketing 2.0, a satisfação do consumidor era o mais importante. Foi um momento onde as empresas perceberam que precisavam se esforçar mais para atrair os clientes, já que a diversidade de produtos e a concorrência aumentaram.

Na etapa seguinte, na era do Marketing 3.0, o marketing ficou mais humanizado e o foco passou a ser não mais apenas o consumidor, mas os seus valores. O objetivo principal das empresas era oferecer soluções para os problemas da sociedade.

Finalmente chegamos no Marketing 4.0, onde as empresas precisaram aprender a lidar com consumidores cada vez mais conectados e exigentes.

 

Principais características do consumidor 4.0

  • É mais distraído e tem menos tempo;
  • Valoriza a experiência como consumidor;
  • Usa as redes sociais;
  • Ele analisa dados

 

Como aplicar ao meu negócio?

 

Monitoramento de desempenho e resultados

Graças à tecnologia, as empresas agora conseguem acompanhar as ações dos consumidores nas redes sociais e monitorar as campanhas realizadas, através de ferramentas estratégicas usadas em um bom trabalho de marketing digital.

 

Trabalhe com Personas

Persona é um perfil/personagem criado com dados como gênero, idade e perfil socioeconômico, que ajuda a entender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Através do uso de personas, sua comunicação ficará mais direcionada e sua empresa vai conseguir construir uma relação de maior proximidade com o seu cliente.

 

Marketing de Conteúdo

Produzir e compartilhar conteúdos de qualidade é uma ótima forma de chamar a atenção do seu público. Mas atenção: é muito importante que as necessidades da sua persona sejam estudadas, para que o seu conteúdo possa ser relevante e atrair e fidelizar clientes em potencial.

 

Depois de ler este texto e conhecer mais sobre os conceitos, que tal investir em novas estratégias para a sua empresa?

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Ficaremos muito felizes em tirar as suas dúvidas e estudar as melhores formas de impulsionar suas vendas!

 

Fontes:

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